Telma

A história de Telma

A história da foto-pintora Telma Saraiva é o mote para falar dos espaços urbanos, das imagens que produzimos sobre nós mesmos e do lugar da artista como sujeito histórico, emblemático do seu tempo.

Cidade do Crato, nordeste do Brasil, anos 50. No meio do sertão cearense, a jovem Telma Saraiva descobre a foto-pintura tornado-a sua via de escape. Fascinada pelas estrelas de cinema dos anos 40 e 50, desenvolveu diversos auto-retratos inspirados em atrizes, a exemplo de Marilyn Monroe e Bette Davis. No final da vida de Telma, a realizadora Adriana Botelho a procura no intuito de fazer um documentário sobre seu processo de criação, mas esse encontro é subitamente interrompido. É possível fazer o retrato-filme da artista quando ela não está mais entre nós?

ARTISTAS PESQUISADORES

Adriana Barroso Botelho

Documentarista e professora na Universidade Federal do Cariri com pesquisa na área de cinema e história da arte. Curadora de artes visuais e integrante do projeto de extensão Cine Arte Clube com exibições de curtas-metragens, promoção de palestras e oficinas na região do Cariri. Mestre em artes visuais (EBA/UFRJ). Doutoranda no programa Artes Performativas e Imagem em movimento na Universidade de Lisboa com pesquisa sobre cinema documentário. Formação em cinema no Instituto Dragão do Mar de Arte e Cultura.

 

 

Lab. de Artes Visuais

  • 051/Grande Circular
  • Isolamento Compulsório
  • Novas Abordagens Perceptivas do Real
  • Sonho causado pelo voo de uma abelha ao redor de uma romã, um segundo antes de acordar

Lab. de Audiovisual

  • Ocre
  • Estrada Aberta
  • Tempo de matar cachorro
  • Telma
  • Perdido
  • 7 CAIXAS

Lab. de Dança

  • 233 A, 720 Khalos
  • Afrontamento
  • Afrontamento
  • Corpos Embarcados

Lab. de Música

  • Sila Crvs A.O.A
  • Iracema Som Sistema
  • Ode ao Mar Atlântico
  • Orquestra Popular do Nordeste

Lab. de Teatro

  • Caldeirão de água no deserto – realidades e utopias?.
  • DESPEJADAS
  • Nossos Mortos
  • O retorno a Juberlano